Foguete indiano coloca cinco satélites em órbita

A Índia colocou em órbita nesta segunda-feira cinco satélites, três meses depois do fracasso do lançamento de um foguete que caiu ao decolar, informou o Centro Indiano de Pesquisas Espaciais (ISRO). O ISRO indicou que um dos satélites é um dispositivo avançado de detecção remota denominado Cartosat 2-B e que outro foi colocado em órbita para a Argélia.

Os outros três são satélites experimentais da Índia, Canadá e Suíça. Todos foram colocados em órbita polar. O lançamento foi realizado da base de Sriharikota, 80 km a nordeste de Chennai (sul).

As ambições espaciais da Índia sofreram um golpe em abril quando um lançador com motores criogênicos caiu no Golfo de Bengala pouco depois de decolar, por causa de uma falha em seus componentes.

A Índia pretende realizar seu primeiro voo espacial tripulado em 2016 e obter uma parte substancial no multimilionário mercado de lançamento de satélites comerciais. O país asiático iniciou seu programa espacial em 1963 e desenvolve seus próprios satélites e lançadores, para reduzir sua dependência nesse campo.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca