HCG 87


HCG 87 é um grupo compacto de galáxias, está listado no catálogo de Grupos Compactos de Hickson. Este grupo está a aproximadamente 400 milhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação de Capricornus.

As galáxias do HCG 87 estão gravitacionalmente lutando umas com as outras durante o período de 100 milhões de anos que gastam para orbitar um centro comum. Essa luta gravitacional gera colisões no gás que causam então explosões brilhantes de formação de estrelas e alimentam assim matéria para os núcleos ativos de galáxias. 

O HCG 87 é composto de uma grande galáxia espiral observada no canto inferior esquerdo, uma galáxia elíptica visível no canto inferior direito e uma galáxia espiral visível no topo da imagem. A pequena galáxia espiral observada próximo ao centro pode estar mais distante que as demais. 

Algumas estrelas da Via Láctea são também observadas no plano de fundo. A imagem aqui reproduzida foi obtida em Julho de 1999 pelo Telescópio Espacial Hubble usando a Wide Field Planetary Camera 2. O estudo de grupos de galáxias como o HCG 87 permite aos astrônomos terem idéias de como as galáxias se formam e como elas se desenvolvem com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca