Imagem da galáxia Messier 83, feita pelo satélite Wise durante sua varredura do céu. Nasa/JPL
estadao.com.br
Um dos mais novos telescópios espaciais da Nasa avistou 25.000 asteroides nunca antes encontrados nos últimos seis meses. Desses, 95% são considerados "próximos da Terra", mas na linguagem da astronomia isso significa que se encontram até 48 milhões de quilômetros de nós. Nenhum representa uma ameaça para o futuro imediato.
Chamado Wise - sigla em inglês de Explorador de Varredura Infravermelha de Campo Amplo - o telescópio completa sua primeira varredura completa do céu neste sábado, e em seguida inicia outra rodada.
O que torna o Wise especial é sua capacidade de enxergar através de véus impenetráveis de poeira, captando o calor de objetos que são invisíveis para os telescópios comuns.
"A maioria dos telescópios se concentra nos objetos mais quentes e brilhantes do Universo", disse Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "O Wise é especialmente sensível para ver o que é frio e escuro,. o que daria para chamar de os objetos ocultos do Universo".
Além dos asteroides, o Wise avistou 15 novos cometas. Ele encontrou centenas de possíveis anãs marrons, corpos que são maiores que planetas mas menores que estrelas, e confirmou 20 delas, incluindo a mais fria já descoberta.
Um comentário:
Vamos ficar atentos!
Postar um comentário