Microsoft e NASA mostram Marte em alta

de INFO Online

A Microsoft Research e a NASA lançaram ontem uma ferramenta para permitir que todos os terráqueos explorem o espaço.

Embora já existente, a página WorldWide Telescope agora permite que os usuários interajam muito mais com as imagens e mapas do sistema solar, com tours, áudios dos cientistas da NASA e uma cartografia em alta resolução do Planeta Vermelho.

O projeto é uma colaboração entre a MS e a Agência Espacial Americana pra tornar mais acessíveis os dados coletados no espaço. Para ver Marte de perto, seria necessário baixar o interface WWT|Mars no site.

Toneladas de imagens

No Centro de Pesquisa Ames, da NASA, existe uma equipe do Grupo de Robótica Inteligente (IRG) informalmente conhecida como Mapmakers – os fazedores de mapas. Eles aplicam visão de computadores e processamento de imagens a problemas da cartografia. Ao longo dos anos, eles usaram imagens de satélites de Marte, da Lua e de outros locais para transformá-las em mapas.

Muitas das imagens utilizadas vêm da câmera HiRISE, da Universidade do Arizona. Ela está a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, um veículo remotamente controlado que explora a superfície do planeta e tira fotos em alta resolução – um quarto de metro por pixel. Cada imagem da HiRISE tem um gigapixel- 100 vezes mais informação do de uma imagem de 10 megapixels.

Para tornar essas 13 mil imagens públicas era necessário primeiro transformá-las em um único mapa coerente, correlacionando as fotos da HiRISE (que representam 1% de Marte) com outros dados colhidos sobre o planeta. O primeiro passo foi processar este incrível volume de informações, o que foi feito graças à Nebula, a nuvem de computadores de alta performance da NASA. Localizada no Centro de Pesquisa Ames, na Califórnia, ela levou 14 dias para processar o mosaico da HiRISE em 114 CPUs.

Unindo esforços, o departamento Earth, Energy and Environment, da MS Research, pegou os mapas criados e os combinou com modelos de elevação da superfície de Marte, colocando-os sobre o planeta. O resultado é que os usuários do WorldWide Telescope agora pode dar um zoom e ver em detalhes a superfície do planeta.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA