A nave de carga Progress, não-tripulada, perdeu contato com a Estação Espacial internacional (ISS) nesta sexta-feira, e não conseguiu se conectar ao posto orbital. A troca de informações entre o módulo Zvezda da ISS e os computadores da Progress encarregados do procedimento automático de atracagem parou, por razões ainda desconhecidas.
Com isso, a nave passou direto pelo posto orbital.
Uma nova tentativa de atracagem não deve ocorrer ainda hoje. Segundo a Nasa, a Progress dirigiu-se automaticamente para uma distância segura da ISS, e agora aguarda que a luz do Sol recarregue suas baterias.
A Progress leva 2,6 toneladas de reservas de combustível, água, oxigênio, alimentos, roupa e diversos equipamentos, como cortinas destinadas a reforçar a proteção dos astronautas contra radiação.
A nave também transporta presentes dos familiares para os tripulantes da ISS, principalmente doces e desenhos das crianças, assim como chocolates e frutas, segundo o Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia.
A nave havia sido lançada da base russa de Baikonur, no Casaquistão, na quarta-feira. A perda de contato entre a Progress e o Zvezda ocorreu cerca de 30 minutos antes do momento da atracagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário