Reino Unido buscará vida em Marte

Ilustração de como será o ExoMars

de INFO Online

A Agência Espacial do Reino Unido anunciou um investimento de £10,5 milhões no desenvolvimento de instrumentos para buscar evidências de vida- passada ou presente – em Marte.

Os instrumentos são parte do projeto ExoMars, um veículo de exploração do planeta vermelho que será lançado em 2018 em conjunto com a Agência Espacial Européia e a NASA.

O programa terá sua primeira etapa em 2016, quando a NASA lançará uma nave da ESA para orbitar Marte. O objetivo é descobrir a origem e distribuição de gases em sua atmosfera, em especial o metano. Segundo cientistas, esse gás deveria ser destruído na atmosfera em apenas algumas centenas de anos, mas ele parece estar continuamente se formando em algumas regiões.

A nave também lançará uma sonda experimental para testar as habilidades de pouso controlado em outro planeta.

O Reino Unido é responsável por dois dos nove instrumentos a bordo do veículo ExoMars: o Life Marker Chip e a Panoramic Camera. O primeiro usa tecnologia de diagnósticos médicos para detector a presença de compostos orgânicos que podem sugerir a presença de vida passada ou presente em Marte. Já a câmera será o olho do veículo.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca