Nave Soyuz troca de ponto de acoplagem da ISS com sucesso

do G1

A nave russa Soyuz TMA-19 se separou nesta segunda-feira (28) do porto do módulo de serviço Zvezda da Estação Espacial Internacional (ISS) e se acoplou ao do segmento científico Rassvet, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A operação, inicialmente prevista para 14h55 (hora de Brasília) e de cerca de 25 minutos de duração, teve que ser adiada e começou às 16h12 por causa de um problema com a colocação das baterias solares da ISS na posição necessária para esse tipo de manobra, explicou um porta-voz do CCVE à agência Interfax.
A mudança da Soyuz foi realizada em regime manual pelo cosmonauta russo Fiodor Yurchikhin, que se encontrava no interior da nave junto aos astronautas americanos Doug Wheelock e Shannon Walker, com os quais na sexta-feira realizou um treinamento de três horas para preparar a manobra de reacoplamento.

A nave se separou da ISS a uma distância de entre 30 e 40 metros, deu uma volta na plataforma orbital e, por ordem do CCVE, se acoplou ao novo porto de engate.
Graças à manobra, o porto do módulo Zvezda fica livre para o acoplamento da nave de carga Progress M-06M, que será lançada rumo à ISS a partir da base cazaque de Baikonur amanhã e se enganchará à plataforma orbital na próxima sexta-feira.
Esta é a 15ª operação de mudança de porto de uma nave na história da ISS e a primeira à que a nave atraca no módulo Rassvet, que chegou à órbita em maio a bordo da nave americana Atlantis.

A Soyuz TMA-19 foi lançada ao espaço desde Baikonur no dia 15 de junho e se acoplou à plataforma orbital três dias mais tarde.
A tripulação da ISS é integrada, além disso, pelos russos Alexander Skvortsov e Mikhail Kornienko e a astronauta da Nasa Tracy Caldwell, que supervisionaram a manobra de reacoplamento do interior da plataforma orbital.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca