Muitos cometas são formados em outros Sistemas Solares

Cometas como Halley (foto) podem ter nascido em outros Sistemas Solares, 
ao redor de outras estrelas, que não o nosso astro-rei

Do R7

Muitos dos mais famosos cometas da história, como o Halley e o Hale-Bopp, nasceram ao redor de outras estrelas, mas não do Sol, revelou estudo do astrônomo Martin Duncan, da Universidade de Queen, e de um grupo internacional de astrônomos.

Segundo Duncan, “quem já viu a cauda de um cometa no céu à noite devia estar olhando o material de outra estrela”.

Os cientistas usaram simulações em computador para mostrar que o Sol pode ter capturado pequenos pedaços de gelo de suas estrelas-irmãs enquanto estava no local de nascimento delas, o que criou um reservatório de cometas.

Embora atualmente o Sol não tenha nenhuma estrela companheira, os cientistas dizem que ele teria se formado em um agrupamento de centenas de estrelas compactas que foram incorporadas em uma nuvem densa de gases.

Durante esse período, cada estrela agrupou uma enorme quantidade de pequenos corpos gelados (cometas) em uma certa região, a partir do qual os planetas se formaram.

A maior parte desses cometas foi arremessada para fora desses sistemas planetários pré-natais pelos novos planetas gigantes em formação, tornando-se membros minúsculos e flutuantes do agrupamento. O agrupamento do Sol acabou quando seu gás foi explodido pelas estrelas jovens mais quentes.

O modelo computacional dos pesquisadores mostra que, depois, o Sol capturou uma enorme nuvem de cometas assim que o agrupamento se dispersou.

Segundo os cientistas, esse processo de captura “é surpreendentemente eficiente e sugere que a nuvem contivesse uma mistura de amostras de uma enorme quantidade de estrelas-irmãs do Sol”.

A prova disso vem de uma nuvem quase esférica de cometas (chamada nuvem de Oort), que circunda o Sol. Como a nuvem Oort foi criada tem sido um mistério há mais de 60 anos.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca