Morre o Nobel de Literatura José Saramago

O escritor português José Saramago morreu hoje (18), aos 87 anos, em sua casa na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias. Era o começo da tarde local. Ele estava doente e seu estado vinha se agravando. Ele já não saía de casa há semanas. As suspeitas recaem sobre problemas respiratórios.

Saramago nasceu em 1922, em Colegã, e durante sua vida trabalhou como escritor, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Sua obra é composta por 16 livros e várias peças, poesias, contos, crônicas. Um de seus principais livros, "Ensaio Sobre a Cegueira", virou filme nas mãos do cineasta Fernando Meirelles. Em 1998, ele ganhou o Nobel de Literatura por "sustentar, com parábolas, com imaginação, compaixão e ironia nossa apreensão de uma realidade ilusória". Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

Ele é conhecido por posições radicais: era ateu convicto, membro do Partido Comunista Português e foi um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura. Era crítico ferrenho do Papa Bento XVI e de Israel, o que lhe rendeu acusações de anti-semitismo.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA