Cápsula da sonda espacial japonesa é localizada na Austrália

 A cápsula da sonda espacial japonesa Hayabusa, que no domingo regressou à Terra depois de uma viagem de sete anos que a levou até um asteroide, foi recuperada nesta segunda-feira por cientistas no deserto da Austrália.

A sonda Hayabusa (Falcão) se desintegrou no domingo ao entrar na atmosfera terrestre, ao término de uma viagem de sete anos e 5 bilhões de quilômetros. O artefato lançou então a cápsula quando sobrevoava a zona militar Woomera, no deserto australiano.

A cápsula, do tamanho de uma bola de basquete, deve conter matéria procedente de um asteroide. A sonda aterrissou em 2005 em um corpo celeste denonimado Itokawa, cuja idade é de vários milhões de anos, com a missão de recolher amostras da matéria.

É a primeira vez na história da conquista espacial que uma sonda volta à Terra depois de ter entrado em contato com um asteroide. Os inúmeros problemas técnicos que sofreu o aparelho, devido especialmente à pouca gravidade que existe na superfície do asteroide, levantam dúvidas sobre a presença de amostras na cápsula que caiu no desorto australiano.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca