O Trânsito de Vênus

Um trânsito de Vênus é a passagem astronômica  do planeta  Vênus  diante do Sol, visto da Terra, ocultando uma pequena parte do disco solar. Ocorre quando o Sol, Vênus e a Terra se encontram alinhados.

Um trânsito de Vênus é semelhante ao eclipse solar pela Lua. Apesar do diâmetro de Vênus ser quatro vezes maior que o da Lua, aparece bem menor durante o trânsito devido a maior distância entre o planeta e a Terra. O tempo da passagem é medido em horas; a ocorrência de 2004 teve a duração de 6 horas. Antes da era espacial, a observação dos trânsitos de Vênus eram utilizados para calcular a distância Terra-Sol pelo método paralaxe.

O plano da órbita de Vênus é inclinado de 3,4º em relação ao plano da órbita da Terra. É um ângulo pequeno, porém suficiente para não termos um alinhamento Sol-Vênus-Terra (e consequênte trânsito de Vênus) a cada uma dessas "ultrapassagens".

Os trânsitos de Vênus fazem parte dos fenômenos astronômicos previsíveis menos frequentes. Ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos seguidos de longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. Antes da ocorrência de 2004, o último par de trânsitos ocorreu em dezembro de 1874 e dezembro de 1882. No século XXI o primeiro trânsito ocorreu em 8 de junho de 2004 e o seguinte está previsto para 6 de junho de 2012. Após 2012, o próximo par de trânsitos será em 2117 e 2125.

Um comentário:

Jucifer disse...

mas q bacana
legal ficar sabendo um pouco mais sobre assunto no qual sou totalmente leiga!
adorei seu blog
muito louco da pra dar uma viajada legal
bjim Gaudeurio

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca