NGC 2080

Esta imagem, feita pelo Hubble Space Telescope, mostra a nebulosa NGC 2080, também é chamada de "Nebulosa Cabeça do Fantasma".
Esta nebulosa é apenas uma de uma cadeia de regiões de formação de estrelas que estão situadas ao sul da nebulosa 30 Doradus na Grande Nuvem de Magalhães. Estas regiões tem atraido uma atenção especial. Elas tem sido estudadas em detalhe com o Hubble Space Telescope e a muito tempo já foram identificadas como locais sem paralelo de formação de estrelas.
A nebulosa 30 Doradus é o maior complexo de formação de estrelas não somente na Grande Nuvem de Magalhães mas também em todo o Grupo Local de galáxias.

As cores que aparecem nesta imagem da nebulosa são emitidas por dois elementos, o hidrogenio e o oxigenio. A luz vermelha e azul vem de regiões de gás hidrogenio aquecido por estrelas vizinhas até que ele é completamente ionizado.
A luz verde da forme em filamento na esquerda da foto vem do oxigenio duplamente ionizado. A energia para iluminar o filamento é fornecida por um poderoso vento estelar que vem de uma estrela massiva que está imediatamente fora da imagem.
A região branca no centro é uma combinação de todas as tres emissões e indica uma região central de estrelas massivas e quentes nesta região de formação de estrelas. A intensa emissão proveniente destas estrelas esculpiu uma cavidade em forma de bacia no gás que as circunda.
Duas regiões brilhantes, os "olhos do fantasma", chamadas de A1 (a esquerda) e A2 (a direita) são 'bolhas"brilhantes, muito quentes, de hidrogenio e oxigenio.
A bolha em A1 é produzida pela radiação intensa e quente e poderoso vento estelar proveniente de uma única estrela massiva.
A região A2 tem uma aparência mais complexa devido à presença de mais poeira e ela contém várias estrelas massivas escondidas.
As estrelas massivas em A1 e A2 devem ter se formado nos últimos 10000 anos uma vez que suas cobertas de gás natal não foram ainda destruídas pela poderosa radiação das estrelas recentemente nascidas.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca