Atlantis acopla-se com sucesso a Estação Espacial Internacional

O ônibus espacial Atlantis acoplou-se com sucesso à Estação Espacial Internacional na manhã deste domingo (16), informou a Nasa (agência espacial americana).

A tripulação, de seis astronautas, deverá passar uma semana na estação instalando novas baterias e um compartimento russo. O acoplamento ocorreu a 350 quilômetros de altitude sobre o Pacífico Sul.

Controladores de voo detectaram ontem pedaços de lixo espacial, mas concluíram que eles não representam risco para a estação.

Última missão:

O ônibus Atlantis entrou em órbita pela primeira vez em 1985. Essa será sua 32ª viagem e a 132ª de um ônibus espacial.

A nave está carregadas com baterias novas e um compartimento, construído na Rússia, para ampliar o espaço na estação espacial.

O compartimento, de 7 metros, está repleto de comida, laptops, computadores e outros equipamentos fornecidos pelos Estados Unidos como parte do acordo bilateral entre as agências espaciais americana e russa.

A equipe do Atlantis irá repôr seis baterias velhas e conectar uma antena na estação espacial.

O presidente Barack Obama cancelou o programa Constelação, considerado uma continuação do programa Apollo dos anos 60. Em vez disso, Obama quer que a Nasa envie astronautas a um asteróide até 2025 e ao redor de marte até 2035.

A Estação Espacial Internacional deverá continuar operando até 2020. De acordo com o projeto de Obama, astronautas americanos serão enviados para a estação a bordo dos foguetes russo Soyuz até que empresas privadas desenvolvam aeronaves capazes de colocar humanos em órbita.

O destino final do ônibus Atlantis será possivelmente um museu nos EUA.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA