Japão lança com sucesso a sonda Ikaros, movida a radiação solar

Um foguete japonês decolou às 18h58 desta quinta-feira (20) levando ao espaço a sonda espacial Ikaros, movida por energia solar. A decolagem ocorreu três dias após o previsto devido a atrasos causados pelo mau tempo.

O inovador sistema de propulsão da espaçonave, apelidada de veleiro solar, usa a pressão dos fótons partículas de luz do Sol que incidem na nave para impulsioná-la.

A Jaxa (agência espacial japonesa) relatou o sucesso da decolagem após 20 minutos de vôo do foguete.

A "vela" da Ikaros, que tem espessura menor que um um fio de cabelo, mede 14 metros por 14 metros e é composta de pequenos espelhos e de painéis fotovoltaicos (que geram eletricidade a partir da luz).

Durante sua trajetória, a sonda deve liberar a Akatsuki, um satélite que seguirá em direção a Venus para estudar sua superfície e clima.

Vênus desperta o interesse dos pesquisadores porque acredita-se que tenha nascido de maneira parecida com a Terra, além de ser um planeta com tamanho e massa similares.

Ikaros e Akatsuki podem ajudar a entender como, apesar disso, Vênus se tornou um planeta com uma atmosfera muito densa, com nuvens de ácido sulfúrico e grandes quantidades de gás carbônico.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA