NASA tenta escutar Phoenix em Marte

de INFO Online

Entre hoje(18) e o dia 21 de maio, a NASA tentará pela quarta e última vez fazer contato com o veículo Phoenix Mars Lander.

Utilizando a nave Mars Odyssey, que orbita o Planeta Vermelho, a agência espacial buscará por possíveis sinais emitidos pela sonda após o longo inverno marciano que a manteve em silêncio.

Durante estes cinco dias, a Odyssey irá sobrevoar 61 vezes o local de pouso da Phoenix no extremo norte de Marte.

Nos últimos 150 vôos, entre janeiro, fevereiro e abril, não foram encontrados sinais.

Em 2008, a Phoenix completou sua missão de três meses estudando o gelo, solo e temperatura marciana. O veículo de pouso funcionou por cinco meses antes que pouca luz solar fizesse com que a quantidade de energia fosse insuficiente para seu funcionamento.

O robô solar não foi feito para sobreviver ao inverno gelado e escuro do ártico Marciano. No entanto, caso passasse pela prova de fogo (ou seria de gelo?), a NASA posicionou a Odyssey para tentar captar possíveis sinais – já que a chegada da primavera deve transmitir energia suficiente para, em tese, reativar a Phoenix.

A região de Marte em que ela está localizada teve seu pico máximo de luz entre os dias 12 e 13 de maio, com o solstício de verão. Ainda assim, as expectativas de que ela volte à vida são baixas.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA