HERSCHEL está pronto para observar a Nebulosa de Órion

O observatório espacial Herschel da Agência Espacial Européia (ESA), torna operar plenamente após a reativação do instrumento HiFi. HiFi permaneceu desconectado durante 160 dias enquanto os engenheiros investigavam um problema inesperado no seu sistema eletrônico. Uma vez resolvido, o Herschel continua o seu estudo dos planetas e das estrelas em formação.

O HiFi, o Instrumento Heterodino para o Infravermelho Distante, foi projetado especificamente para detectar a presença de água em diferentes corpos celestes. A sua primeira observação, realizada em 22 de junho de 2009, demonstrou que estava funcionando melhor que o previsto nas suas especificações do design. No entanto, em 3 de agosto de 2009 detectou uma anomalia e a equipe responsável pelo instrumento e a ESA, tiveram que decidir quais ações tomar para solucioná-lo.

Em primeiro lugar, decidiu-se desligar o instrumento e começar uma pesquisa "forense" para descobrir o que tinha causado o problema. Em dezembro descobriu-se que um componente eletrônico conhecido como Unidade de Controle do Oscilador Local (LCU) foi danificado por uma subida de tensão inesperada, possivelmente causada pela interferência de um raio cósmico num dos computadores a bordo.

( Fonte: http://www.esa.int/esaCP/SEMWIOOJH4G_index_0.html)

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca