Manuscrito com texto original sobre Isaac Newton e a teoria da gravidade tem versão online

O manuscrito faz parte de uma biografia escrita em 1752 pelo escritor William Stukeley, que explica como o físico pensou sua teoria sobre a gravidade.

Arquivo poderá ser consultado pela internet e mostra como o físico observava fenômenos.

O manuscrito que relatou originalmente a história de como o cientista britânico Isaac Newton teve inspiração para suas teorias físicas a partir da queda de uma maçã será exposto nesta segunda-feira (18) pela primeira vez nos arquivos da Royal Society de Londres, na Inglaterra.

Os detalhes do "eureka" de Newton (1643-1727), quando formulou sua famosa teoria da gravidade, fazem parte de uma biografia escrita por William Stukeley em 1752.

Até agora o manuscrito tinha permanecido escondido nos fundos da Royal Society, que comemora em 2010 seu 350º aniversário e quer marcar a data com a publicação do manuscrito por meio de seu site.

Martin Rees, presidente da organização científica - que também foi presidida por Newton -, explicou que a biografia de Stukeley é um instrumento precioso para os historiadores de ciência e disse que a internet permite a qualquer pessoa ver o documento como se o tivesse em suas mãos.

Rees explicou que o biógrafo Stukeley era amigo de Newton e foi testemunha de suas reflexões em torno da teoria da gravidade quando ambos estavam sentados sob a sombra das macieiras que o cientista tinha no jardim de sua casa.

Em seu livro A vida do senhor Isaac Newton (em uma tradução livre para o português), Stukeley detalhou o surgimento da teoria.

- Ele me disse que estava nessa mesma situação quando a noção da gravidade lhe passou pela cabeça. Foi algo ocasionado pela queda de uma maçã enquanto ele estava sentado em atitude pensativa: por que essa maçã sempre desce perpendicularmente até o solo? Ele perguntou a si próprio.

Newton foi o primeiro cientista que demonstrou que as leis naturais que governam o movimento na Terra e as que governam o movimento dos corpos celestes são as mesmas. É considerado o maior cientista de todos os tempos, e sua obra é tida como a responsável pela revolução científica que aconteceu no século 18.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca