NASA lança telescópio infravermelho com sucesso

WISE vai passar nove meses registrando milhões de fotos. Último mapeamento semelhante ocorreu há 26 anos.

A NASA lançou nesta segunda-feira (14/12/2009) da base Vandenberg da Força Aérea, na Califórnia, um novo telescópio espacial, o WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer – Explorador para Pesquisa Infravermelha de Campo Amplo). O lançamento ocorreu às 12h09 de Brasília. O foguete Delta II, que lançou o satélite, passou pelo oceano Pacífico e depositou o Wise em uma órbita polar de 525 quilômetros de altitude.

"Os sistemas indicam que está tudo ok, e estamos no caminho de ver o céu em infravermelho melhor do que nunca antes", disse William Irace, o gerente de projeto da missão.

Lançamento do WISE (Foto: NASA)


Engenheiros obtiveram um sinal da nave pelo Sistema de Rastreamento e Retransmissão de Dados de Satélites da NASA 10 segundos depois que a nave se separou do foguete. Três minutos depois, a WISE se reorientou com seus painéis solares em direção ao Sol para gerar sua própria energia.

"O WISE precisa ser mais frio que os objetos que está observando", disse Edward Wright, da Univercidade sda Califórnia em Los Angeles (UCLA), principal pesquisador da missão. Por isso, ainda 17 minutos depois, abriram válvulas no criostato, uma câmara de hidrogênio super-gelado no satélite. Deste modo, seus detectores mais frios chegam a 230ºC negativos.

Foguete Delta II decola da base aerea de Vanderberg levando WISE (Foto: NASA)

O aparelho deverá escanear o espaço durante nove meses com o objetivo de mapear o cosmos em luz infravermelha. Tanto galáxias distantes quanto asteroides relativamente próximos da Terra (e qualquer objeto celeste entre uma coisa e outra) serão alvos de milhões de fotografias. "A última vez em que mapeamos todo o céu com esses comprimentos de onda específicos de infravermelho foi há 26 anos”, afirmou Wright.



Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca