(clique na imagem para ver versão maior)
Será uma ou duas galáxias? A questão surgiu em 1950 quando o astrónomo Art Hoag encontrou por acaso este invulgar objecto extragaláctico. Do lado de fora está um anel dominado por estrelas azuis e brilhantes, enquanto perto do centro situa-se uma bola de estrelas muito mais amareladas e provavelmente muito mais velhas. Entre os dois está uma lacuna que parece completamente escura.
Como o Objecto de Hoag se formou permanece desconhecido, embora objectos semelhantes já tenham sido identificados e colectivamente denominados como uma forma de galáxia anular. A hipótese de génese incluíu uma colisão galáctica há milhares de milhões de anos atrás e o transporte gravitacional de uma barra central que desde aí desapareceu.
A foto foi obtida com o Telescópio Espacial Hubble em Julho de 2001 e revela detalhes sem precedentes do Objecto de Hoag, com 100.000 anos-luz de diâmetro e situado a cerca de 600 milhões de anos-luz de distância na direcção da constelação da Serpente. Coincidentemente, visível no intervalo (na posição cerca da 1 hora) está outra galáxia anular provavelmente ainda mais distante.
Fonte: http://www.ccvalg.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário