Astronautas tentam consertar refrigeração da ISS pela 2ª vez

do Portal Terra

Os astronautas americanos Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson empreenderão nesta quarta(12/08/2010) uma nova caminhada para reparar o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Eles retomarão a tarefa que não conseguiram concluir no sábado passado, de substituir a bomba que distribui amoníaco líquido ao sistema de refrigeração de um dos módulos da plataforma orbital, informou a Nasa (agência espacial americana).

Por enquanto não se sabe a hora de finalização da caminhada fora da estrutura, já que, no sábado, a operação durou sete horas e foi uma das mais longas da história.

Hoje, os astronautas terão que isolar os canos de amoníaco de um circuito da ISS e conectá-los, já que, no sábado, eles descobriam que um dos quatro encanamentos estava com defeito.

Antes da caminhada, os controladores de terra ativaram a válvula reguladora de pressão gasosa do circuito de nitrogênio, para reduzir a pressão geral no encanamento de refrigeração que ficou inativo.

A redução da pressão ajudará no fechamento das válvulas de desligamento rápido na conexão dos módulos S0 e S1. A pressão mais baixa facilitará a conexão de todos os encanamentos de fluidos uma vez que a nova bomba esteja instalada, para o qual será necessária uma terceira caminhada, que a Nasa ainda não programou, mas que, segundo a agência espacial, "não será antes de domingo".

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca