A humanidade deve sair da Terra, diz Hawking

Paula Rothman, de INFO Online

Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo, alerta: para a raça humana sobreviver, teremos que deixar o planeta Terra.

Em uma entrevista ao site Big Think, o astrofísico, autor de best-sellers como “O Universo em uma Casca de Noz”, explica que o próprio comportamento humano levará à necessidade de povoar outros mundos.

Ele cita o uso de armas como uma das situações que colocam em risco nossa sobrevivência – dando, inclusive, o exemplo da crise dos mísseis em Cuba, durante a Guerra Fria.

Hawking, que se diz um “otimista” com nossas chances, afirma ainda que o crescimento populacional e o uso dos recursos do planeta contribuem para a ideia de que nosso futuro é mesmo em outro lugar. “Nossa única chance de sobrevivência não é permanecer aqui no planeta Terra, mas sim nos espalharmos pelo espaço”, diz ele.

Veja a íntegra transcrita da sonora da entrevista concedida por Hawking.

“Eu vejo grande perigo para a raça humana.

Houve muitos momentos no passado no qual a sua sobrevivência foi apenas uma questão de probabilidade. A crise dos mísseis de 1963 foi uma deles. A freqüência de eventos como esse deve aumentar no futuro. Teremos que ter cuidado e discernimento para negociá-los com sucesso.

Mas sou um otimista.

Se pudermos evitar catástrofes nos próximo dois séculos, nossa espécie deve estar a salvo, conforme nos espalhamos pelo espaço. Se formos os únicos seres inteligentes na galáxia, devemos assegurar a sobrevivência e continuidade. Mas entramos em um período cada vez mais perigoso da nossa história.

Nossa população e o uso dos recursos finitos do planeta estão crescendo exponencialmente, junto com nossa capacidade técnica de mudar o ambiente - para o bem ou mal. Mas nosso código genético ainda carrega os instintos egoístas e agressivos que garantiram nossa sobrevivência no passado. Será difícil evitar desastres nos próximos 100 anos, quanto mais nos próximos mil ou milhão. Nossa única chance de sobrevivência não é permanecer aqui no planeta Terra, mas sim nos espalharmos pelo espaço. Nós fizemos muitos progressos nos últimos 100 anos, mas se quisermos continuar além dos próximos 100 anos, nosso futuro é no espaço. Por isso que sou a favor de vôos tripulados ao espaço”.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca