Agências espaciais selecionam instrumentos para Marte

Concepção artística do satélite da ESA e Nasa ExoMars Trace Gas Orbiter, de missão conjunta

Folha.com

A agência espacial americana (Nasa) e europeia (ESA) selecionaram os instrumentos científicos para sua primeira missão conjunta para Marte.

Planejada para 2016, ela vai estudar aspectos químicos da atmosfera marciana, incluindo o metano. Descoberto em 2003, o metano pode apontar para a vida no Planeta Vermelho.

Segundo comunicado de hoje da ESA, ela se juntou com a Nasa para "um programa de exploração em Marte, uma aliança nova e sem precedentes para futuros empreendimentos no planeta".

A ExoMars Trace Gas Orbiter é a primeira de uma planejada série de missões conjuntas conduzindo ao retorno de amostras da superfície de Marte.

Cientistas por todo o mundo foram convidados para propor instrumentos para a espaçonave utilizada.

"Para explorar bem Marte, nós queremos aproveitar todos os talentos que pudermos da Terra", diz David Southwood, diretor da ESA para Ciência e Exploração Robótica.

"Mapear o metano nos permite investigar melhor sobre a mais importante das questões: Marte é um planeta vivo, e se não é, pode ou se tornará no futuro?", completa Southwood.

Câmeras

A ESA e a Nasa selecionaram cinco instrumentos científicos dos 19 propostos em janeiro de 2010, em resposta ao anúncio realizado para a primeira missão.

Eles foram julgados como possuindo os melhores valores científicos e riscos menores, e serão desenvolvidos por equipes internacionais de cientistas e engenheiros dos dois lados do Atlântico.

Entre os cinco instrumentos selecionados estão: o Mars Atmospheric Trace Molecule Occultation Spectrometer (MATMOS), um espectrômetro infravermelho para detectar baixas concentrações moleculares e o ExoMars Climate Sounder (EMCS), um radiômetro infravermelho para fornecer medidas globais de poeira e vapor d'água.

Também estão inclusos o High-resolution solar occultation and nadir spectrometer (SOIR/NOMAD), espectrômetro para mapear constituintes da atmosfera; o High-resolution Stereo Color Imager (HiSCI), câmera que cobrirá áreas de 8,5 km²; e o Mars Atmospheric Global Imaging Experiment (MAGIE), câmera grande angular multi-espectral para apoiar outros instrumentos.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca