Ônibus espacial Discovery pousa depois de uma série de adiamentos

Nave fez sua penúltima viagem à estação espacial internacional (ISS).
Sua última missão, que encerra era dos ônibus espaciais, será em setembro.

Do G1, em São Paulo

Discovery pousa às 10h08 (de Brasília) após completar 238 órbitas (Foto: Bruce Weaver / AP (pool) - 20-04-2010)

A Discovery pousou nesta terça-feira (20) às 10h08 (hora de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, sul da Flórida, após uma série de adiamentos por procedimentos de segurança e por causa do mau tempo. Esse foi o 129º pouso de um ônibus espacial. Só haverá mais três. Depois disso, a frota será desativada.

O ônibus espacial volta à Terra com sete astronautas depois de uma missão de 15 dias e quase 3 horas. O objetivo foi o mesmo das últimas viagens: ampliação e/ou manutenção da estação espacial internacional (ISS).

 Esta foi a penúltima missão da Discovery. A Atlantis se despede em maio. A Endeavour, em julho. A última missão da frota será em setembro, da Discovery. Depois disso, a “ponte aérea” tripulada para a ISS vai depender das naves russas Soyuz.

A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta.

O complexo é fruto de uma parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá. Quando estiver concluída a ISS vai pesar 363 toneladas. A tripulação completa é composta por 6 astronautas/cosmonautas, com a missão de conduzir experimentos científicos e preparar futura exploração da Lua e de Marte.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca