Discovery decola rumo à ISS




Sete astronautas estão a bordo. Pela primeira vez, tripulação inclui três mulheres.

O ônibus espacial Discovery decolou nesta segunda-feira (05/04/2010) de uma plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy (Cabo Canaveral, Flórida) às 6h21 locais (7h21 de Brasília) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

Dois minutos depois, o tanque e os foguetes propulsores se soltaram da nave, que continuou sua trajetória até a órbita onde se encontrará com a ISS. A nave subiu a uma velocidade mais de cinco vezes superior à velocidade do som, superando 26.000 km/h, e entrou em órbita depois que os três motores criogênicos consumiram o combustível formado de hidrogênio e oxigênio líquido a baixa temperatura. A nave alcançou a órbita terrestre oito minutos depois do lançamento.

Uma vez posicionado a 225 km da Terra, o Discovery se desloca em direção à ISS. O acoplamento com a Estação, que fica a cerca de 350 km de altitude, está previsto para quarta-feira (07).

Participam da missão sete astronautas, entre eles três mulheres. A tripulação chegou na quinta-feira (01) ao Centro Espacial Kennedy. O comandante Alan Poindexter havia dito que a equipe estava "muito feliz de estar no Kennedy". "Fizemos um breve voo pela área e vimos a boa nave Discovery lá fora, ela parece ótima e estamos prontos para a partida", completou.

O comandante da missão será Alan Poindexter e Jim Dutton pilotará a nave até a ISS. A tripulação se completa com os especialistas Rick Mastracchio, Clay Anderson, Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stephanie Wilson e Naoko Yamazaki, da Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão (JAXA).

Na ISS eles encontrarão a americana Tracy Caldwell Dyson, batendo o recorde de mulheres simultâneamente no espaço.

Missão  A missão de 13 dias, de código STS-131, leva o módulo multifuncional logístico Leonard, cheio de equipamentos científicos para os laboratórios a bordo da Estação, Além de 1,8 ton de equipamentos e provisões para os ocupantes da ISS.

Também levará um sistema de pesquisa de atrofia muscular que permitirá aos astronautas determinar a força de seus músculos quando estão no espaço. O sistema ajudará os astronautas a realizar exercícios ao redor de seis articulações e decidir medidas para impedir sua atrofia.

A STS-131 também testará um novo avanço tecnológico da área espacial: um sistema de purificação de água tão absoluto que o líquido poderá ser usado até em injeções intravenosas.

Há três caminhadas espaciais planejadas, que incluem os trabalhos de substituir um tanque de amônia, recuperar um experimento japonês no exterior da Estação e lidar com um giroscópio (equipamento que mede orientação da nave).

Os ônibus espaciais devem ser aposentados no fim deste ano. Ás próximas missões serão lançadas em 14 de maio (Atlantis), 29 de julho (Endeavour), e 16 de setembro (Discovery).

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca