Verão começa com eclipse total da Lua

O último eclipse total da Lua do ano aconteceu na madrugada desta terça-feira(21-12-2010). O fenômeno, que começou por volta das 4h, foi o primeiro desde 1683 a coincidir com o solstício, que marca o início do inverno no Hemisfério Norte e o começo do verão no Hemisfério Sul.


No Sul e no Sudeste, o eclipse só foi visto por alguns minutos, já que a Lua se pôs por volta das 5h30. Os melhores locais para observar o fenômeno foram Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas. A observação foi apenas parcial nos estados litorâneos. O eclipse total também foi visto na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia.

Um eclipse lunar só acontece durante uma Lua cheia. Nesta fase, Sol, Terra e o satélite estão alinhados e a sombra do planeta pode encobrir o satélite natural, privando-o da luz solar. Por volta das 4h (no horário de Brasília), a Lua entrou na penumbra da Terra e seu brilho começou a esmaecer. A partir das 4h30, a Lua tocou a umbra, ou a parte mais escura da sombra terrestre, e seu brilho diminuiu bastante. Às 5h40 a Lua ficou totalmente na umbra e adquiriu uma cor vermelho-alaranjada. Esse é o efeito dos raios de luz do Sol que conseguem atravessar a atmosfera da Terra e iluminar um pouco a Lua.

O Globo

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca