M82


A comunidade científica está novamente surpresa com a descoberta de um novo fenômeno astronômico sem precedentes: um objeto desconhecido na galáxia M82 começou a enviar ondas de rádio, e a emissão não se parece a nada que já tenhamos visto antes no Universo, deixando atônitos os astrofísicos da rede MERLIN de telescópios de rádio no Reino Unido. 

Ainda que recebemos continuamente ondas de rádio procedentes do espaço exterior originadas por fenômenos naturais, a verdade é que este padrão de ondas da galáxia M82 é totalmente desconhecido.

O objeto poderia ser um buraco negro? Não está no meio da M82, onde os astrônomos esperariam encontrar este tipo de buracos negros centrais supermassivos que a maior parte do resto de galáxias têm. O que levanta a possibilidade de que pudesse ser um "microquasar". 

Um microquasar é formado a partir de uma estrela que explode, deixando depois um buraco negro 10 vezes maior que a massa do sol, que posteriormente começa a se alimentar de gás de uma estrela sobrevivente próxima.

O estranho objeto está a 12 milhões de anos luz da Via Láctea e sua velocidade é quatro vezes a velocidade da luz que até agora só tinham sido observadas nos jatos de matéria emitidos por alguns dos maiores buracos negros do Universo. 

Os dados da região central da M82 procedentes de 20 radiotelescópios de todo mundo já foram processados, permitindo assim examinar a estrutura desta nova fonte de ondas de rádio com mais detalhes. E só depois será possível dizer se efetivamente trata-se de uma rara forma de microquasar ou algo novo e completamente desconhecido até o momento.

NGC 3034 ou M82 (também conhecida como Galáxia do Cigarro) é uma galáxia irregular localizada a cerca de doze milhões de anos-luz (aproximadamente 3,679 megaparsecs) de distância na direção da constelação de Ursa Maior. Possui uma magnitude aparente de 8,6, uma declinação de +69º 40' 43" e uma ascensão reta de 09 horas, 55 minutos e 50,7 segundos.

A galáxia NGC 3034 foi descoberta em 1774 pelo astrônomo alemão Johann Elert Bode.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca