Os enxames estelares abertos são relativamente jovens. Estes enormes conjuntos de estrelas nascem perto do plano da Via Láctea, mas os seus números diminuem continuamente à medida que os membros do enxame são afastados desta concentração devido às interacções gravitacionais.
Este brilhante enxame aberto, conhecido como M46, tem aproximadamente 300 milhões de anos e ainda contém várias centenas de estrelas dentro da sua área de mais ou menos 30 anos-luz. Localizado a cerca de 5000 anos-luz na direção da constelação da Popa, M46 também parece conter uma contradição ao seu estatuto de jovem.
Na linda imagem, a zona colorida e circular, mesmo por baixo do centro de M46 (também com realce no canto superior esquerdo), é a nebulosa planetária NGC 2438. As nebulosas planetárias são fases breves e finais da vida de uma estrela tipo-Sol, com alguns milhares de milhões de anos, cujo reservatório central de hidrogénio acabou. De facto, a velha NGC 2438 está estimada em apenas 3000 anos-luz de distância e move-se a diferentes velocidades que os membros do enxame M46.
Provavelmente é um objecto que se encontra no pano de frente do enxame, aparecendo por acaso na nossa linha de visão até M46.
Um comentário:
Gosto muito de Astronomia.
Obrigada pelas informações.
Postar um comentário