Observatório Nacional: 50 Anos da 1ª Viagem do Homem ao Espaço

Observatório Nacional - 12/04/2011

Antes mesmo que o primeiro satélite artificial fosse lançado, o que só ocorreu em 4 de outubro de 1957, os soviéticos já haviam iniciado os estudos de como colocar um ser humano no espaço. Em junho de 1956, os projetistas soviéticos Sergei Korolev e Konstantin Feoktistov iniciaram o projeto de uma cosmonave que pudesse colocar uma pessoa no espaço e fazê-la retornar à Terra, em segurança. Em janeiro de 1958, começaram os trabalhos de planejamento desta cosmonave, chamada "Vostok" e do terceiro estágio de um foguete que pudesse transportá-la. Em novembro, deste ano, as autoridades soviéticas aceitaram oficialmente o projeto Vostok e, em março de 1960, começaram os treinos dos cosmonautas.

A cosmonave Vostok era formada por um módulo de serviço e por uma cabine tripulada que se separavam durante a reentrada na atmosfera da Terra. O módulo de serviço abrigava as baterias químicas, os foguetes de orientação, o sistema retroprincipal e os equipamentos de apoio. A cabine onde ficava o cosmonauta transportava os rádios, o equipamento de apoio à vida, a instrumentação e a cadeira de ejeção. A cabine possuía 3 pequenas escotilhas que permitiam ao cosmonauta ver o espaço. Transmissões de televisão e comunicação por rádio podiam ser mantidas durante todo o voo.

Uma das características das missões Vostok é que o cosmonauta não pousava com a cápsula. Após a reentrada na atmosfera, o cosmonauta ejetava o seu assento e pousava por meio de paraquedas.

Outro ponto interessante é que, somente no primeiro voo, a Vostok 1 com Yuri Gagarin, o cosmonauta não teve autorização para operar os controles da cosmonave. Todas as manobras foram feitas pelo controle em terra, embora Gagarin possuísse uma chave, em um envelope lacrado, que permitiria as manobras no caso de uma emergência. Em todas as outras missões Vostok o cosmonauta controlou manualmente a cápsula.

 “A Terra é Azul!”
Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano no espaço.
(1934-1968)
O mundo continuava a ser surpreendido com os feitos espaciais da antiga União Soviética. No dia 12 de abril de 1961, a bordo da cápsula Vostok I, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro cosmonauta, o primeiro ser humano, a entrar em órbita em torno da Terra, a bordo de um satélite artificial, lançado pela União Soviética. Durante 108 minutos o cosmonauta Gagarin orbitou em torno da Terra, a uma altitude de máxima de 327,7 quilômetros,um feito que surpreendeu toda a humanidade, pela sua ousadia.


Gagarin morreu em 1968, aos 34 anos, em um acidente de avião. A cidade em que ele nasceu, situada a 180 km de Moscou, hoje tem o seu nome.

Olhando a Terra a partir do espaço Gagarin disse uma frase que ficou célebre:
“A Terra é azul”


Você sabe o que significa cosmonauta?

Significando "navegante dos Cosmos", este é o nome usado pela atual República da Rússia, e anteriormente pela antiga União Soviética, para se referir aos seres humanos enviados em missões espaciais. Os Estados Unidos usam o nome astronauta.

Texto adaptado da Revista Café Orbital e Glossário – DAED/ON
http://resenha-on.blogspot.com

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA