NGC 7023


NGC 7023, a Nebulosa da Íris, mostra uma região repleta de poeira cósmica. Iluminada pela massiva estrela próxima HD 200775, com 10 vezes a massa do Sol, o pó lembra algodão doce, acentuado por estrelas-diamante. O “algodão doce” é efetivamente feito de pequenas partículas de material solida, com tamanhos que variam de 10 a 100 vezes menor que os grãos de areia que habitualmente encontramos aqui nas nossas praias. Quanto aos “diamantes-estelares”, estes são as estrelas vizinhas que residem tanto atrás quanto na frente desta nebulosa.

NGC 7023 é uma nebulosa de reflexão, o que significa que ela espalha a luz fornecida por uma estrela brilhante massiva próxima. As nebulosas de reflexão são diferentes das nebulosas de emissão, que são nuvens de gás suficientemente aquecidas para emitir sua própria luz. As nebulosas de reflexão tendem a aparecer na cor azul devido ao modo que espalham a luz, mas partes da nebulosa da Íris aparecem avermelhadas ou rosadas, o que é considerado incomum.

Tem uma ascensão reta de 21 horas, 01 minuto e 35.5 segundos, e uma declinação de +68° 10' 11", com magnitude aparente de 7.1, na direção da constelação de Cepheus.

Um comentário:

Evandro disse...

Paulo Renato,

Obrigado pelo elogio ao meu blog, siba que também o seu blog é excelente.

O mundo mudou e temos hoje um instrumento eficaz que é a internet.

Vamos em frente, continuemos a propagar a maravilhosa ciência que por muito tempo foi cerceada, bloqueada e tolhida em seu avanço. Continuemos a conscientizar as pessoas a nossa volta, não só através da internet, mas também pessoalmente a respeito da verdade científica, única que realmente liberta a humanidade das “garras” mentirosas das religiões.

Penso que, o número de pessoas como nós tem crescido muito no mundo, graças aos métodos científicos aplicados em todas as áreas do conhecimento humano. Portanto não estamos sozinhos, avante amigo!

Forte abraço.

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca