Quasi-stellar Objects (QSO) ou Quasares

Uma fonte de energia distante no espaço, com o tamanho aparente de uma estrela, e com excesso de ultravioleta. Alguns destes quasares emitem enormes quantidades de radiação, incluindo ondas rádio e raios X mas alguns são quietos em rádio, ou seja não emitem radiação na faixa rádio. Os quasares foram detectados primeiro por Maartin Schmidt e Allan R. Sandage em 1963-1964. A palavra quasar é uma abreviação de "quasi-stellar radio objects". No início dos anos 1960, quando os quasares foram detectados pela primeira vez, eles foram chamados de "radio stars" ("estrelas rádio") uma vez que eles emitiam grandes quantidades de radiação, incluindo ondas rádio. Mais recentemente os astronomos passaram a substituir o nome "quasar" por "Quasi-Stellar Objects" ou QSO. A razão para mudar a classificação de "quasar"para "QSO" é que este termo mais novo inclui os recém-descobertos quasares do tipo rádio-quieto.

Os QSOs são objetos que, à primeira vista, parecem estrelas normais. Após uma inspeção mais detalhada, entretanto, os QSOs apresentam espectros com deslocamentos para o vermelho (redshift) muito grandes, ou seja a luz que eles emitem é fortemente deslocada na direção da extremidade vermelha do espectro.

Embora sua natureza exata seja um assunto controverso, os QSOs são comumente considerados serem núcleos de galáxias, extremamente distantes e extraordinariamente brilhantes. Neste caso, então a luz que vemos proveniente deles teria sido emitida quando o Universo tinha uma fração da sua idade atual.

Nenhum comentário:

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA
Symphony of Science
Através do Buraco de Minhoca