Folha.com
O cargueiro russo Progress M-06M separou-se nesta terça-feira (31) da Estação Espacial Internacional (ISS) para mandar lixo embora e servir de laboratório até mergulhar do oceano Pacífico.
A informação foi divulgada hoje pelo Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).
A nave, que se acoplou à plataforma orbital no dia 5 de julho, com carga essencial para seus tripulantes, vai fazer parte durante uma semana do experimento geofísico "Radar-Progress", informou a fonte à agência Interfax.
Durante esse voo autônomo do cargueiro, suas manobras serão estudadas por meio de um radar especial localizado na cidade siberiana de Irkutsk.
Na próxima segunda-feira (6), a nave vai abandonar sua órbita provisória e, depois de se queimar na atmosfera, seus restos serão mergulhados no chamado "cemitério de espaçonaves" no oceano Pacífico, um setor sem navegação marítima, a 3.000 quilômetros da Nova Zelândia.
A Progress levou em julho à ISS 2,6 toneladas de reservas de combustível, água, oxigênio, alimentos, roupas e diversos equipamentos, como cortinas para reforçar a proteção dos astronauas contra radiações.
A tripulação atual da plataforma orbital é integrada pelos astronautas russos Fiódor Yurchijin, Mijaíl Kornienko e Alexandr Skvortsov, além de três outros norte-americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário