Nasa divulga vídeo com instantes finais de sondas na órbita da Lua


A agência espacial americana (Nasa) divulgou imagens dos instantes finais de operação das sondas gêmeas Ebb e Flow na órbita da Lua, antes que elas caíssem no solo lunar, no dia 17 de dezembro.

O vídeo tem quase dois minutos e foi registrado três dias antes da queda, em 14 de dezembro, com câmeras da Ebb. As imagens foram uma checagem do equipamento antes do impacto final, afirma a Nasa.

Por um ano, as sondas fizeram imagens que permitiram conhecer melhor a estrutura interna do satélite. Elas concluíram sua missão e caíram próximo ao polo norte lunar.

A partir de medições de sondas da missão Grail foi possível concluir que os asteroides e cometas que colidiram com a Lua não apenas tornaram sua superfície esburacada, mas também provocaram profundas fraturas na crosta do satélite terrestre. Esses resultados surpreenderam os cientistas envolvidos na missão.

A descoberta pode ajudar a decifrar um enigma sobre Marte. No planeta vizinho da Terra, fraturas similares podem ter proporcionado um caminho para que a água da superfície penetrasse profundamente no solo, onde ela pode estar até hoje, afirmaram os cientistas.

Posição Planetária Atual - Clique na imagem Posição Planetária Atual - NASA

O céu da sua cidade - Clique aqui - Apolo11.com

O Sol Agora - Clique na imagemPosição Planetária Atual - NASA